Pesquisar

booked.net

Ministério Público realiza operação para apurar morte de jovem de 19 anos em Manaus

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) cumpriu, nesta sexta-feira, 13, mandados no âmbito de uma investigação que apura a morte de João Paulo Maciel dos Santos, de 19 anos, ocorrida durante uma abordagem policial em outubro de 2025, no bairro Vila da Prata, na zona Oeste de Manaus. A operação tem como alvo 19 policiais militares investigados por possível envolvimento no caso. À época do episódio, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) informou que também instaurou um procedimento interno, para apurar a atuação dos agentes na ocorrência.

investigação é conduzida pelas 60ª e 61ª Promotorias de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público do Estado do Amazonas, responsáveis por apurar a atuação dos agentes na ocorrência. Durante a operação, foram cumpridos mandados judiciais expedidos pela Justiça.

A Operação, de nome ‘Simulacrum’, buscou apurar o caso, e ao todo foram cumpridos 38 mandados judiciais, sendo 11 de prisão preventiva, 19 de busca e apreensão e oito medidas cautelares diversas da prisão, expedidos pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital.

Segundo o Ministério Público, 19 policiais militares foram denunciados no processo. As acusações incluem 11 denúncias por homicídio qualificado e 12 por fraude processual, sendo que quatro dos investigados respondem pelos dois crimes. A investigação é conduzida pelas Promotorias de Justiça Especializadas no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, sob coordenação dos promotores Armando Gurgel Maia e Daniel Silva Chaves Amazonas de Menezes.

Relembre o caso

João Paulo Maciel dos Santos, de 19 anos, morreu durante uma ação policial realizada em outubro de 2025. De acordo com a operação, os policiais iniciaram uma perseguição e, ao entrarem em um beco próximo a uma residência, teriam sido alvo de disparos.

A versão, no entanto, foi contestada pela família do jovem. Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra o momento em que João Paulo é rendido por policiais em uma viela, aparentemente sem resistência. Nas imagens, ele é levado para um beco e, minutos depois, agentes aparecem carregando um corpo envolto em um lençol.

O nome da operação faz referência à conclusão apresentada na denúncia do Ministério Público sobre a suposta simulação de prestação de socorro e alteração da cena do crime.

O processo tramita na 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital amazonense.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.