Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ministério do Turismo promete lançar projeto para baratear passagens aéreas na Amazônia

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O ministro do Turismo, Celso Sabino, revelou um projeto para ampliar a frota de aeronaves comerciais na Amazônia Legal do Brasil. A região enfrenta uma escassez de aviões que partem ou chegam aos seus aeroportos, o que resulta em passagens aéreas mais caras do que a média nacional. Com o intuito de resolver essa questão, o ministro está desenvolvendo um plano para atrair companhias aéreas estrangeiras para a região.

Inicialmente, a proposta visa estabelecer acordos comerciais com países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai). O anúncio foi feito durante uma sessão da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, nesta terça-feira (23).

O projeto, denominado “Open Sky” (Céu Aberto, em tradução livre do inglês), é fundamentado no princípio diplomático que permite a livre circulação de aeronaves entre países. Celso Sabino explicou: “Adotamos a reciprocidade, fazemos acordos de aviação civil com países que permitem que nossos aviões operem lá, e os deles operem aqui”.

Em outras palavras, se uma companhia aérea estrangeira deseja iniciar operações comerciais domésticas no Brasil, o país de origem deve permitir que empresas brasileiras operem em seu território. Isso possibilitaria às companhias aéreas operarem trechos de rotas aéreas no Brasil e aumentar a oferta de voos na Amazônia Legal.

Segundo Sabino, o projeto está em fase final de ajustes. “Conseguimos parecer favorável de todos os ministérios. O principal desafio foi no Itamaraty, mas logo teremos o projeto pronto com os ajustes necessários para ser avaliado pelo Congresso”, afirmou.

O presidente da sessão, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou: “A proposta aumentará a concorrência e reduzirá os preços, além de elevar a qualidade do serviço prestado”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.