Search
booked.net
Search
Close this search box.

Mikhail Gorbachev, último presidente da União Soviética, morre aos 91 anos

Foto: Ivan Sekretarev/AP
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O político russo Mikhail Gorbachev, último líder da extinta União Soviética, morreu nesta terça-feira (30/08) aos 91 anos de idade após um longo período de luta contra uma doença, a qual não foi divulgada pela mídia russa. Gorbachev foi responsável por promover políticas que levaram ao fim da Guerra Fria no fim dos anos 1980, mas não conseguiu evitar o colapso da URSS, que veio a encontrar seu fim em 1991.

Segundo a agência de notícias russa Interfax, o ex-presidente foi hospitalizado ainda no início da pandemia de Covid-19, permanecendo sob supervisão desde então. Mikhail Gorbachev esteve à frente da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entre 1985 até o seu fim em 1991, ocupando os cargos de secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética e de presidente do conjunto de países do antigo bloco socialista.

O ex-presidente patrocinou uma política de abertura política que levou a diversos acordos com países ocidentais, incluindo a redução de armas com os Estados Unidos, inimigo declarado do país havia décadas. Gorbachev também promoveu esforços para remover a Cortina de Ferro, fronteira imaginária na Europa que separava o lado capitalista do socialista, e para a reunificação da Alemanha, divida no pós-Segunda Guerra Mundial entre as duas maiores potências.

Contudo, se por um lado as políticas de Gorbachev levaram à abertura política da União Soviética, por outro alimentou desejos nacionalistas das repúblicas satélite da Rússia. Os protestos anti-URSS que irromperam em 1989 não foram reprimidos com violência por Gorbachev. O efeito cascata dos protestos gerou desejo de autonomia nas repúblicas pertencentes à União Soviética, culminando na queda do Muro de Berlim em 09 de novembro daquele ano.

Catástrofe geopolítica

A queda da União Soviética faz muitos russos nutrirem ódio contra Gorbachev até os dias de hoje. O atual presidente Vladmir Putin considerou a queda da URSS como a “maior catástrofe geopolítica do século XX”. Putin foi agente federal da KGB, agência de espionagem do bloco socialista.

A dissolução da URSS e a independência das antigas repúblicas desencadeou uma queda enorme no padrão de vida russo. O próprio Gorbachev chegou a afirmar em 2021 que a tensão entre a Rússia e os países do Ocidente se deve à suposta “arrogância” dos Estados Unidos da América após a queda da república socialista nos anos 90.

“Eles se tornaram arrogantes e autoconfiantes. Eles declararam vitória na Guerra Fria, quando salvamos juntos o mundo do confronto”, declarou Gorbachev à agência de notícias RIA Novosti

*com informações de Reuters, Interfax e AFP

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.