Manaus, quinta-feira 10 de julho de 2025
Search

booked.net

‘Meu amigo, Onça Velha’: amigos sambistas homenageiam Paulo Onça com música inédita

*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

“Meu amigo, Onça Velha, chegou a hora de cantar. A saudade que tá grande, só queremos te exaltar”. Assim começa a música “Meu amigo, Onça Velha”, composta pelos sambistas Sorongo, Fred do Cavaco e Zanata, para homenagear Paulo Juvêncio de Melo Israel, mais conhecido como Paulo Onça. O histórico sambista e compositor manauara faleceu aos 62 anos, em maio, meses após ser vítima de uma agressão em um acidente de trânsito na Praça 14.

Para o DIA A DIA NOTÍCIA, Fred do Cavaco explicou que a ideia original do samba era para comemorar o retorno de Paulo Onça, quando ele saísse do hospital e retornasse às rodas de samba. Com sua morte, a música foi modificada para homenagear seu legado.

“Dia 27 de abril, num domingo, nós demos início a essa obra, a música ‘Meu amigo, Paulo Onça’. Música do Eulerson Sorongo, meu parceiro de composição na Portela, e o Zanata, que é um dos líderes do grupo Gente Junta, do bairro São Francisco. Ele convidou a gente para um almoço, e eu levei o Eulerson Sorongo lá e de lá saiu a ideia de a gente fazer essa homenagem ao Paulo Onça. Só que a ideia é para abraçar ele, a gente tinha certeza que ele ia voltar para as rodas de samba junto conosco”, explicou.

Agora transformado em um samba de exaltação, a música também teve o título mudado para ‘Meu amigo, Onça Velha’, como Paulo Juvêncio era chamado pelos amigos mais próximos do mundo do samba. A faixa inédita foi publicada no YouTube de Fred do Cavaco nesse sábado (14).

“Eu tive a honra de fazer a produção geral, participar da composição e ter como músicos que participaram o Igor Fernandes no violão e no teclado o maestro Reinaldo. Gostaria de colocar um agradecimento a todos os artistas e também ao estúdio 301, do meu amigo Zé Maria, que fica no São Jorge”, disse.

O clipe conta com a participação de figuras conhecidas do mundo do samba em Manaus: Mestre Saúba, que comanda a bateria da escola de samba Vitória Régia; o próprio Fred do Cavaco; o cantor Deuzimar, ex-vocalista das bandas Paixão e Loka Tentação; o compositor mineiro Eulerson Sorongo, o advogado Elci Simões Júnior, o Carlos Endryl, do grupo Pagode dos Amigos e intérprete campeão pela Reino Unido da Liberdade.

Também participam da homenagem a cantora Milerne Bahia, o Mariozinho do Pagode dos Amigos, o Mestre Arnoldo, fundador do grupo Coisa Nossa; o Edu do Banjo, um dos pioneiros na conexão entre o samba manauara e carioca; Galo da Reino, Ângelo Márcio, Victor Rios, Paulo César Colares, o Paulinho Carioca; a cantora Cláudia Trindade, da Elas Cantam Samba; o cantor e compositor Papaco e o médico Assis Almeida, ex-intérprete da Mocidade Independente de Aparecida.

Confira a música:

Homenagens de Norte a Sul

Após sua morte, Paulo Onça recebeu homenagens não só de amigos, mas de figuras históricas do samba brasileiro com quem trabalhou ao longo da vida, como o cantor Zeca Pagodinho e a escola de samba Acadêmicos do Grande Rio. O artista foi responsável por mais de 130 composições que ficaram eternizadas nas vozes de Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Leci Brandão e o grupo Exaltasamba.

Paulo Onça foi autor e coautor de sambas-enredo que marcaram a história do Carnaval, como “Nem Verde, Nem Rosa” da Vitória Régia em 1990, “Parintins e a Ilha do Boi-Bumbá – Caprichoso e Garantido” da Acadêmicos do Salgueiro em 1998 e “Ivete do Rio ao Rio” pela Grande Rio em 2017.

O sambista faleceu em 26 de maio deste ano após cinco meses internado no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona Leste de Manaus. Paulo Onça foi vítima de uma agressão no bairro Praça 14 de Janeiro após colidir com o carro de outro motorista, que o atacou em um acesso de raiva. O motorista, identificado como Adeilson Duque Fonseca, agora responde por homicídio.

 

LEIA MAIS

Sambista Paulo onça morre depois de cinco meses de internação após agressão em Manaus
Projeto de Lei Paulo Onça propõe campanha permanente de conscientização no trânsito no Amazonas

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.