Search
booked.net
Search
Close this search box.

Messi não tem autismo: fake news foi criada no Brasil e negada por familiares do jogador

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Uma fake news acompanha o argentino Lionel Messi no últimos anos: o autismo. O atacante, campeão da Copa do Mundo de 2022, com a Argentina, nunca se declarou autista, porém essa informação cresce em momentos da carreira do astro de 35 anos.

A falsa informação sobre o atleta nasceu no Brasil, em agosto de 2013. Na época, o escritor e jornalista Roberto Amado publicou em um site que o jogador tinha sido diagnosticado aos oito anos de idade com a síndrome de Asperger, nomenclatura essa que não é mais utilizada para se classificar o autismo.

No material, diversas características de Messi eram destacadas como timidez, foco em jogo e a própria habilidade no esporte. Assim, o dado incorreto ganhou força e se popularizou mundialmente.

Personalidades como ex-jogador Romário, campeão mundial em 1994 e atualmente senador, já mencionaram o tema. Apesar disso, médicos de Messi e familiares sempre negaram a situação, que também não é abordada em biografias sobre o atacante.

Autismo

De acordo com o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento, que podem englobar alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja na linguagem verbal, na interação social e do comportamento, como ações repetitivas, hiperfoco para objetos e restrição de interesses.

Dentro do espectro são identificados graus que podem ser leves e com total independência, apresentando discretas dificuldades de adaptação, até níveis de total dependência para atividades cotidianas ao longo de toda vida.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.