Manaus, segunda-feira 26 de outubro de 2026
Pesquisar

booked.net

Médico fala sobre ato de Fiuk de comer comida que cai na pia

Reprodução/Globoplay

Ontem (06/04), Fiuk levantou mais uma polêmica entre os internautas do BBB21: a higiene no preparo dos alimentos. Isto porque, o ator ao preparar o macarrão deixou parte dele cair na pia. Como estava sozinho aproveitou a massa e devolveu a panela. Conversamos com o nutrólogo Rafael Soares para saber se a “lei dos 3 segundos” é mesmo válida.

“Primeiro, a gente precisa separar os alimentos que são porosos, que têm capacidade de absorção, dos não porosos. O macarrão é um um alimento poroso e não deve ser consumido porque ele têm capacidade de absorver a sujeira que tem na pia. Alimentos lisos, como vegetais e frutas que ainda têm casca, a gente pode consumir. É só lavá-los novamente”, explica.

Segundo o especialista, o principal motivo de não consumir os alimentos porosos é que eles irão absorver as substâncias que estão ali no ambiente da pia, que é sempre úmido e com resto alimentares, propício para proliferação de micro-organismos: “Ali, bactérias e fungos irão crescer e estarão presentes em qualquer resíduo. Quando cai um alimento poroso dentro da pia, ele absorve parte dessas substâncias. E isso vai fazer com que esses micro-organismos passem para o alimento, o que é prejudicial à saúde”, pontua.

Para Soares, de uma maneira geral, a quantidade de micro-organismos (bactérias e fungos) que será ingerida não é capaz de causar uma doença propriamente dita. “A pessoa não vai ter diarreia, vômitos ou uma infeção, mas é capaz de modificar a flora bacteriana do seu intestino. E isso é o mais importante já que essa flora modificada pode levar em um período curto ou longo dependendo dos hábitos diários da pessoa a um quadro que a gente chama de inflamação mínima sistêmica ou doença inflamatória mínima”.

“Essa inflamação é um ponto de partida de todas as doenças que a gente conhece bem hoje em dia como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, Alzheimer, depressão até mesmo de câncer”, completa.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.