Search
booked.net
Search
Close this search box.

Marinha constata irregularidade em base fluvial inaugurada pelo Governo do AM

A Marinha do Brasil informou, neste sábado, dia 8, que a Base Arpão, inaugurada recentemente pelo Governo do Amazonas para dar suporte a operações de combate ao narcotráfico, estava navegando de forma irregular no Rio Negro, na última sexta-feira, dia 7. Uma inspeção constatou a ausência da tripulação mínima de segurança, apontou a Marinha.

A inspeção naval, segundo a Marinha, foi realizada por militares da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN). Segundo eles, a Juruá Estaleiros e Navegação Ltda., empresa responsável contratual por disponibilizar a embarcação ao governo, informou que está apurando os fatos.

Na inspeção foi constatada a ausência da tripulação mínima de segurança, em uma embarcação de grande porte, destinada a atuar como base fluvial no Rio Solimões. Ainda conforme a Marinha, a equipe de Inspeção Naval solicitou que a embarcação de grande porte retornasse ao porto para que a irregularidade fosse sanada. A empresa responsável pela empresa informou, por meio de nota, que todas as providências para a continuidade do transporte já foram tomadas.

O Governo do Amazonas informou, por meio de nota, que “tão logo foi informado sobre o atraso na saída da Base Arpão, iniciou os procedimentos necessários para cobrar do estaleiro o rigoroso cumprimento do contrato, e o célere atendimento das recomendações de fiscalização, exigindo a resolução do problema até esta segunda-feira”.

A Inspeção Naval, segundo a Marinha, é uma atividade que consiste no cumprimento da Lei n.º 9.537/1997, que trata da Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA), e de seu regulamento (RLESTA), além das Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) em águas sob jurisdição nacional.

Segundo o Governo do Amazonas, a embarcação vai atuar no Rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé. Ainda de acordo com o governo, a Base Arpão é a primeira base da Amazônia Ocidental e integra o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas.

*Com informações do G1 Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.