*Da Redação Dia a Dia Notícia
O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), vice-presidente da Câmara Federal, e o senador Eduardo Braga (MDB-AM) entregaram nesta terça-feira (08/03) ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Projeto de Decreto Legislativo proposto pela bancada do Amazonas no Senado, que inclui os senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Plínio Valério (PSDB-AM). O PDL que busca corrigir o decreto presidencial que reduz o IPI em 25%, excepcionalizando os itens produzidos na Zona Franca de Manaus.
A intermediação do encontro feita pelo coordenador da bancada, Omar Aziz. Ainda hoje, o presidente Pacheco terá uma reunião com o ministro de Economia, Paulo Guedes, para tratar do assunto, posto que a Receita Federal anunciou que terá que republicar o decreto.
“Se não houver uma solução negociada, o presidente do Senado tem o compromisso de pautar o PDL que protege a ZFM, a economia do nosso estado e os empregos dos amazonenses”, revelou Marcelo Ramos.
O decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e que conta com a assinatura do ministro da Economia, Paulo Guedes, foi duramente criticado por parlamentares e empresários do Amazonas por reduzir a competitividade da ZFM em relação a outros polos industriais do Brasil. O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em conjunto com empresários e a bancada amazonense no Congresso Nacional, enviou uma carta aberta ao governo federal ressaltando a importância do modelo para a manutenção de mais de 600 mil postos de trabalho em todo o estado do Amazonas.