O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), vice-presidente da Câmara dos Deputados, publicou em suas redes sociais que o governo federal publicará hoje o decreto de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), principal incentivo fiscal usado para atrair investimentos às indústrias da Zona Franca de Manaus.
Segundo Ramos, o ministro se comprometeu a excluir os itens produzidos no Polo Industrial de Manaus (PIM) da medida e disse que espera “que não seja feita a molecagem de publicar sem as exceções”. A desconfiança de Marcelo Ramos a respeito de Paulo Guedes é compartilhada pelos empresários do PIM, ambos com a devida razão. Paulo Guedes tem tentado diminuir os incentivos à Zona Franca de Manaus frequentemente. Em janeiro, Marcelo Ramos articulou a derrubada de um decreto que prejudicava o polo industrial.
O vice-presidente da Câmara fez um paralelo entre as ações do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Ramos disse que as tropas do governo estavam “prestes a marchar sobre os empregos dos amazonenses e a economia do Amazonas com a mesma força avassaladora que a Rússia marcha sobre a Ucrânia”. O deputado afirmou que as medidas da equipe de Paulo Guedes podem prejudicar não só a ZFM, como as indústrias de informática e semicondutores a nível nacional.
Há rumores de que o governo publica hoje o decreto de redução do IPI. Há um compromisso do ministro Guedes de excluir itens produzidos na ZFM, confirmado pela secretária Daniela na reunião do CAS em Manaus. Espero que não seja feita a molecagem de publicar sem as exceções.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) February 25, 2022
As tropas do ministro Paulo Guedes e do Governo Bolsonaro estão prestes a marchar sobre os empregos dos amazonenses e a economia do Amazonas com a mesma força avassaladora que a Rússia marcha sobre a Ucrânia. Vamos ver quem vai reagir e quem vai se abraçar com os agressores.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) February 25, 2022
Os canhões de Guedes não estão apontados só pra ZFM, mas para toda indústria nacional incentivada (bens de informática, semicondutores, p.e.). Com a redução do IPI dos importados mataremos essa indústria e exportaremos os empregos dos brasileiros.
— Marcelo Ramos (@marceloramosam) February 25, 2022
*com informações de BNC Amazonas