*Da Redação Dia a Dia Notícia
José Luiz Datena (PSDB) agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada durante um debate com os candidatos à prefeitura de São Paulo, no domingo (15). O encontro, organizado pela TV Cultura, foi temporariamente interrompido após o incidente. Datena foi expulso do debate após a agressão e afirmou que o adversário “mereceu o que aconteceu”. Já a assessoria de Marçal disse que o candidato teve uma das costelas fraturadas e está com o braço imobilizado.
A agressão aconteceu depois que Pablo Marçal fez uma pergunta para Datena. O candidato do PRTB perguntou ao apresentador quando ele pararia com a “palhaçada” e desistiria da candidatura. Antes, ele havia citado uma denúncia de assédio sexual contra Datena.
“A gente quer saber que horas que você vai parar. Já abandonou entrevista chorando. Você, que é um cara que só fala quando tem uma televisãozinha escrevendo ali, que horas o Datena vai parar com essa palhaçada que tá fazendo aqui”, disse.
Datena disse que Marçal estava fazendo acusações e calúnias contra ele. O apresentador chamou Marçal de “bandidinho”. “A acusação que você fez sobre mim eu já, repito, não foi investigada porque não havia provas. Foi arquivada pelo Ministério Público”.
“Você não respondeu à pergunta. A gente quer saber. Você é um arregão. Vicê atravessou o debate esses dias para me dar tapa e falou que você queria ter feito. Você não é homem nem para fazer isso. Você não é homem”, disse Marçal.
Na sequência, Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeira e o programa precisou ser interrompido. Vídeos de pessoas que estavam no local, mostram os momentos seguintes a agressão, onde os candidatos aparecem sendo separados e trocando ofensas.
Expulsão
Ao voltar ao ar, o moderador do debate, Leão Serva, anunciou que Datena havia sido expulso do encontro por conta da agressão física. “A decisão da televisão foi expulsar o candidato Datena do debate, conforme estava previsto no regulamento assinado e aceito por todos”.
Após ser expulso, Datena disse que a cadeirada foi uma resposta às provocações feitas por Marçal e que o adversário “mereceu o que aconteceu”.
Além disso, de acordo com informações do Blog da Andréa Sadi, antes do episódio da cadeirada, Datena diz que recebeu uma série de mensagens do adversário pedindo desculpas pelos enfrentamentos anteriores.
“Oi Datena, me perdoe pelas palavras pesadas contra você”, diz o início da mensagem divulgada por Datena. “Tenho sentido que somos animais num zoológico e todos querem ver agressões gratuitas”, diz outro trecho.
Fratura na costela
A assessoria de imprensa de Marçal afirmou que ele teve uma das costelas fraturadas após a agressão. A lesão foi detectada por exames.
Além da fratura, a campanha ressalta que o candidato também está com o braço imobilizado e com as mãos inchadas por tentar se defender no momento da agressão.
Marçal chegou ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, por volta da meia-noite desta segunda-feira (16). Ele foi encaminhado em uma ambulância após ter sentido dificuldades para respirar e ter deixado o debate.