*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um ônibus da linha 320 do transporte público de Manaus foi incendiado, na noite desta segunda-feira (12), durante uma manifestação de moradores na comunidade União Vitória, na zona Norte da capital. O protesto é contra as mudanças no funcionamento de linhas de ônibus durante os finais de semana.
De acordo com informações preliminares, o motorista do ônibus foi cercado e teve que sair do veículo antes de atearem fogo no transporte. Não há registro de feridos.
Equipes da Polícia Militar (PM), incluindo a Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Batalhão de Choque e Ambiental, o Centro de Operações Especiais (COE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foram acionados para conter a situação e apagar o incêndio.
A manifestação, que começou ainda à tarde na avenida Torquato Tapajós, teve início com a queima de pneus e bloqueio do tráfego.
Entre as principais reivindicações está o retorno da linha 320 e de outras como a 029 e a 023, que, segundo os moradores, deixaram de circular diretamente até o Centro da cidade aos sábados e domingos, obrigando os passageiros a trocarem de ônibus no Terminal 7 (T7).
NOTA EMITIDA PELA PREFEITURA DE MANAUS
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu mudanças em 11 linhas de ônibus com o objetivo de agilizar as viagens e melhorar o atendimento à população, especialmente nos fins de semana. As alterações foram necessárias para otimizar o funcionamento do Terminal de Integração 7 (T7), na Torquato Tapajós, e foram definidas com base em estudos técnicos que apontaram a importância de reforçar a integração entre bairros e o terminal.
A partir de agora, as linhas passarão a atender o T7 aos sábados e domingos, proporcionando mais conexões e redução no tempo de deslocamento. Além disso, as viagens saindo do T7 serão reforçadas durante os fins de semana e feriados, garantindo maior oferta de ônibus e melhor atendimento à população. As novas conexões permitirão acesso facilitado a outras regiões da cidade por meio de linhas como a 340, 341, 342 e 343.
No início da noite desta segunda-feira, 12/5, um ônibus da linha 320 foi incendiado na estação localizada no bairro Lagoa Azul. A Polícia Militar foi acionada imediatamente para controlar a situação. Como medida preventiva, os ônibus que operam na região foram recolhidos temporariamente, a fim de evitar maiores depredações e garantir a segurança de passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.