*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) lançou o Edital de Chamada Pública nº 005/2023, nessa terça-feira (16/5), na internet, para disponibilizar concessão de apoio com serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiros químicos, aos festivais folclóricos dos bairros, arraiais e quermesses que ocorrerão, no período de 20 de junho a 31 de agosto de 2023, na capital amazonense.
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a ação estabelece critérios à concessão de apoio para até 60 eventos, está dividido em duas categorias, sendo 25 festivais com três diárias; e 35 festivais com seis diárias.
Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, foi solicitado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a retomada do apoio aos festivais folclóricos dos bairros em 2023.
“Hoje. o segmento do folclore pode celebrar mais esta vitória. Fizemos um ajuste financeiro nas contas da Manauscult, e com o apoio do amigo e secretário municipal de Finanças, Clecio Freire, além de reuniões internas com minha equipe técnica e com os realizadores dos festivais, conseguimos otimizar os recursos necessários para o lançamento do edital e retomada dos eventos juninos nos bairros. Sem esquecer do reajuste que demos este ano para o Festival Folclórico do Amazonas que inicia dia 11 de junho. Estou feliz pela confiança em mim depositada”, comemorou Cardoso.
Na noite da última quinta-feira (11/5), 45 organizadores de festivais atenderam uma convocação do diretor-presidente da Manauscult, e participaram de uma reunião com o corpo técnico da Comissão de Editais da fundação, em que foram discutidos os itens obrigatórios do edital, além de tira-dúvidas quanto à concorrência pública.
Sobre o protocolo
As propostas deverão ser entregues no Protocolo da Manauscult, na avenida 7 de Setembro, 377, Centro, no prazo compreendido entre a data de publicação do Edital, das 8h às 17h. O resultado preliminar de apoio aos festivais folclóricos nos bairros deverá ser divulgado no dia 1° de junho. Já o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 13 de junho.
Ainda conforme o órgão, cada proponente poderá apresentar apenas uma proposta, até 15 dias corridos a contar da publicação do Edital no Diário Oficial do Município (DOM). O certame está disponível na aba “editais” deste link.
Só serão selecionadas as propostas que atenderem a todos os critérios definidos no item 3 do edital e tiverem as maiores pontuações atribuídas pela comissão técnica, até o número de vagas previstas no edital. As propostas serão analisadas por comissão técnica composta por três colaboradores e servidores da Manauscult.