*Da Redação Dia a Dia Notícia
Movimentos estudantis e entidades civis promovem, no próximo domingo (21), uma manifestação em Manaus contra a PEC da anistia a participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e contra a chamada ‘PEC da Blindagem’. O protesto está marcado para as 8h, na faixa liberada da avenida Getúlio Vargas, no Centro da capital amazonense.
Os manifestantes seguirão em caminhada pelas avenidas 7 de Setembro e Eduardo Ribeiro, com encerramento previsto na rua 24 de Maio.
O vereador Zé Ricardo (PT) usou o seu perfil no Instagram para convocar seus eleitores “Não podemos aceitar que transformem impunidade em lei! O povo tem o direito e de não concordar com esse absurdo”, publicou o parlamentar.
O protesto integra uma mobilização nacional e ocorrerá também em cidades como Porto Velho (RO), Macapá (AP), Belém (PA), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
O movimento ganha força após a aprovação, na Câmara, do regime de urgência para a tramitação do PL 2162/2023, que prevê a anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro. A proposta ainda será analisada pelo Senado. Em paralelo, tramita também a PEC da Blindagem, que altera as regras de responsabilização de parlamentares e agentes públicos. Críticos afirmam que a medida pode dificultar investigações e punições contra autoridades.
