Manaus, quarta-feira 10 de agosto de 2022
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
booked.net
EnglishPortugueseSpanish

Manaus terá 12 pontos de vacinação contra Covid-19 neste sábado (06)

EnglishPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Marcely Gomes/Semcom

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

Neste sábado (06), a Prefeitura de Manaus estará ofertando 12 pontos de vacinação contra a Covid-19, em todas as zonas da cidade, para atender a população vacinável composta por: crianças, adolescentes, adultos e idosos; que precisam atualizar seu esquema de imunização.

Dos 12 pontos de vacinação, dez atenderão o público das 8h às 16h e dois nas Unidades de Saúde da Família Doutor José Rayol dos Santos, na zona Sul, e Leonor Brilhante, na zona Leste, funcionarão das 8h às 12h.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, reitera a importância da vacinação para promover a proteção individual, ao evitar as formas graves da doença e também o cuidado com a coletividade, possibilitando o controle da doença e resultando em um cenário epidemiológico mais favorável.

“Nós só conseguimos diminuir a nossa vulnerabilidade à doença, quando nos vacinamos e isso significa tomar as doses de reforço. É necessário que todos percebam que todas as atividades do comércio, da indústria e da vida social só puderam ser retomadas em modo presencial por causa da vacina. A vacina salva vidas, ela tem um papel fundamental na realidade que vivenciamos hoje”, reforçou.

A população terá acesso à primeira, segunda, terceira e quarta doses, conforme faixas etárias e os intervalos a cada dose orientados pelo Ministério da Saúde. Para ter acesso ao imunizante é necessário apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Para facilitar o acesso da população aos locais de vacinação, a Semsa vem reforçando amplamente a divulgação dos pontos em suas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook), em seu site (semsa.manaus.am.gov.br) e também pelo link bit.ly/localvacinacovid19.

O secretário Djalma Coelho destacou que as crianças de 3 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e os que têm 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante, precisam receber o imunobiológico o mais rápido possível.

“Quem ainda não começou o esquema vacinal precisa priorizar essa tarefa. A mesma orientação é necessária para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose, que fecha o ciclo básico da vacinação”, ressaltou.

Para tomar a segunda dose de Pfizer, o usuário precisa estar com 21 dias de intervalo da primeira dose. O intervalo para as pessoas que receberam a CoronaVac e Astrazeneca é de 28 dias e para as que receberam a Janssen esse espaço é de 2 meses.

A população a partir dos 12 anos de idade já está liberada para se proteger com a terceira dose, também denominada de primeira dose de reforço, após quatro meses de intervalo, se tiver tomado as vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Esse prazo pode ser reduzido para dois meses para as pessoas maiores de 18 anos que receberam a Janssen.

O espaço de tempo entre as doses é alterado para os adultos imunossuprimidos, que podem recebê-la com intervalo de pelo menos 28 dias após a 2ª dose; adolescentes imunossuprimidos que precisam esperar pelo menos dois meses; idosos a partir de 60 anos, que podem tomar a 3ª dose depois de três meses.

As pessoas com mais 18 anos ou mais, que já tomaram a terceira dose há quatro meses, já podem receber a quarta dose (segunda dose de reforço).

Pontos de vacinação deste sábado, 5/8

8h às 12h

USF Doutor Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, Flores

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves

 

8h às 16h

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul

UBS Augias Gadelha – Rua 15, Cidade Nova I

UBS Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, 170, Núcleo 3 – Cidade Nova

UBS Major PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, 786, Santa Etelvina

UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, Morro da Liberdade

Studio 5 – Avenida Rodrigo Otávio, nº 3.555, Distrito Industrial

USF Alfredo Campos- Alameda Cosme Ferreira, Zumbi

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, São José Operário

UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, Glória

UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, Compensa 1.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique