Search
booked.net

Manaus tem queda de 3,49% em crimes contra idosos no 1º semestre de 2022

*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia

Entre os meses de janeiro a junho de 2022, a cidade de Manaus registrou 3.562 crimes tendo idosos como vítimas. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, foi constatado que no primeiro semestre de 2022 houve uma queda de 3,49% em crimes desta natureza se comparado ao mesmo período de 2021, onde 3.691 idosos sofreram algum tipo de violência.

Os dados são os mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Ao todo, no ano passado entre os meses de janeiro a outubro, foram registrados 4.991 crimes tendo idosos como vítimas na capital. Crimes desta natureza vem apresentando queda nos últimos anos. O ano de 2021, já havia apresentado uma queda de 33,96% em comparação a 2020, que teve cerca de 8 mil idosos vítimas de violência.

Os maiores registros de ocorrências tendo idosos como vítimas nestes seis meses se referem a furto (886), estelionato (377), outros fatos atípicos (363), roubo (308), ameaça (290), conflitos diversos (277), injuria (197) e perturbação do trabalho ou do sossego alheio (114).

Os dados divulgados pela SSP-AM se referem ao número de vítimas de crimes desta natureza com faixa etária de 65 anos ou mais. Vale ressaltar que os dados foram consolidados preliminarmente, ainda não homologados e podem sofrer alterações.

A violência contra idosos pode ocorrer de diversas maneiras, sendo física, psicológica, sexual, abandono, negligência, entre outros. Em muitos casos as vítimas sofrem com dor, ferimentos, humilhação, incapacidade e até mesmo a morte.

O Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa. Se o resultado do crime for lesão corporal grave, a pena aumenta para um a quatro anos de reclusão. Porém, se o crime resultar em morte a pena vai de quatro a 12 anos de reclusão.

Denúncias relacionadas a este tipo de crime podem ser feitas através do disque 100, que funciona 24 horas recolhendo denúncias, 181 da SSP-AM ou 190 da Polícia Militar. A Prefeitura de Manaus também disponibiliza um canal exclusivo para denúncias, o disque idoso que funciona através do número 165, coordenado pela Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.