Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus registra aumento de 48,55% em crimes contra crianças e adolescentes

*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia 

No início do ano de 2022, a cidade de Manaus registrou 462 crimes tendo crianças e adolescentes como vítimas. Em levantamento realizado pelo Dia a Dia Notícia, foi constatado que houve um aumento de 48,55% em comparação ao mesmo período de 2021, onde houve 311 crianças e adolescentes vítimas na capital.

Os dados são os mais recentes disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Ao todo, no ano de 2021, foram registrados 6.025 crimes contra crianças e adolescentes, com percentual de 31,88% menor em comparação ao ano de 2020, no qual foram registrados 8.845 crimes desta natureza.

Os crimes com maiores ocorrências registradas no início de 2022 são de roubo (88), fatos atípicos (38), furto (37), maus tratos (35), ameaça (34), estupro de vulnerável (30), injúria (27) e lesão corporal (25). Os dados se referem ao número de vítimas com idade entre 0 a 17 anos.

Na maioria dos casos, o crime ocorre no círculo familiar da vítima, onde a maior parte dos agressores são pessoas da própria família da vítima como os pais, padrastos, madrastas, tios, tias, namorados ou pessoas conhecidas da vítima. Muitas crianças e adolescentes que são vítimas de abusos ou outros crimes sofrem com as consequências que vão desde distúrbios emocionais, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não desejada e até mesmo a morte.

As denúncias contra crimes desta natureza podem ser realizadas na sede da Depca, localizada na avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol, localizado no bairro Aleixo. Podem também ser feitas por meio do disque 100, do 190 e através do 181.

Casos

No dia 30 de março, Débora Lima (28) e Henrique Coelho de Souza (23), foram presos suspeitos de torturar e espancar o filho Luiz Carlos Tinoco de Oliveira, de apenas 9 anos. No dia 1º de abril, ao sair da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), alegou que era inocente.

 

A criança faleceu no dia 29 de março em Manaus. As investigações apontaram que a mãe e o padrasto eram os principais envolvidos na morte da criança, o qual haviam solicitado o mandato de prisão no nome dos dois.

Após o ocorrido, Débora e Henrique Coelho de Souza, 23, teriam simulado uma separação para tentar se esconder da polícia e com isso foram presos em bairros opostos. O mandato de prisão da mãe foi cumprida no bairro Zumbi e do padrasto no bairro São José, os dois localizados na zona Leste de Manaus. A decisão judicial foi expedida no dia 31 de março de 2022, pelo juiz Henrique Veiga Lima, da Central de Plantão Criminal.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.