booked.net

Manaus recebe ‘Virada Sustentável’ com atividades gratuitas para todas as idades no fim de semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print
Foto: Divulgação

*Da Redação – Dia a Dia Notícia

Manaus volta a receber atividades presenciais do maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus, que será realizado neste fim de semana, nos dias 27 e 28 de novembro, sábado e domingo, com atividades gratuitas por toda a capital amazonense.

A programação completa está disponível no site www.viradasustentavel.org.br/manaus. Ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, o evento foi realizado em formato totalmente online.

Essa é a sétima edição da Virada Sustentável de Manaus, co-realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com o Virada Sustentável. O objetivo é levar uma visão inspiradora sobre sustentabilidade para a população por meio de atividades culturais e imersivas em pontos estratégicos da cidade  destacando a importância de conservar o meio ambiente.

A programação deste ano acontecerá em quatro locais de Manaus: Marina do Davi, Monte das Oliveiras, Largo São Sebastião e bairro Redenção.

Foto: Divulgação

Além disso, também ocorrerá o 2º Fórum Virada Sustentável Manaus, evento complementar à Virada, que acontece entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Virada Sustentável e FAS Amazônia no YouTube.

De acordo com a Supervisora da Agenda Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli, há uma grande expectativa para o retorno do evento com a presença de público. “Nós estamos muito ansiosos e acreditamos que a população também para essa volta. Foi uma edição diferente no virtual, ano passado, e poder realizar novamente este grande evento pelas ruas de Manaus é muito especial”, afirma.

Foto: Divulgação

Cristine explica também que está sendo preparada toda uma estrutura com medidas de prevenção contra a Covid-19. “Para a programação, pensamos em atividades que não gerassem muita aglomeração, além de ter distribuição de máscara facial e álcool em gel em todos os espaços”, diz.

Programação

As atividades têm início no sábado (27), a partir das 8h, com a Limpeza dos Igarapés na Marina do Davi em parceria com a Remada Ambiental e Igarapés Limpos, às 9h, no Monte das Oliveiras acontece a Oficina de Educação Ambiental com o grupo Soul do Monte. Já no Largo São Sebastião a programação começa com a Feira da FAS, que acontece no local das 8h às 18h, trazendo as já tradicionais atividades de apresentações, oficinas e vendas. No espaço, às 10h, haverá apresentações de teatro para crianças com Mel Angeoles, aulas de yoga, às 16h, e performances musicais do grupo Curumim na Lata, marcada para às 18h30, e da cantora Márcia Novo, às 19h30, encerrando a programação do dia.

Foto: Divulgação

No domingo, as atividades terão início às 10h e acontecem no bairro Redenção, divididos nas sedes do Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA) e Transformação,  na Rua São Vicente.

Sede Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA)

Às 10h, acontece a entrega e inauguração do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos sólidos. No mesmo local,  às 14h, será o momento da “Oficina de Papel Semente” e, às 15h, acontece a “Oficina de Compostagem”.

Sede Transformação

No local, a programação começa às 10h com o Espaço Kids, que terá apresentações de Mel Angeoles e espaço Pequenos Curupiras da FAS. No período da tarde, a partir das 14h, é a vez da oficina “Vamos Falar de Política”, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Politize, e se encerra com as atividades  da “Oficina de troca de pneu em bicicleta e noções básicas de manutenção e comportamento”, liderado pelo   Movimento Pedala Manaus, às 16h.

Rua São Vicente

O local receberá intervenções artísticas, a partir das 14h, com diversas apresentações no palco montado no local e ações voltadas para as crianças realizadas pelo Conselho Criativo da FAS.

A cerimônia que marcará o encerramento das atividades e o lançamento do 2ª Fórum da Virada Sustentável Manaus será apenas para público convidado e acontece às 19h, no Palácio Rio Negro, com apresentações artísticas de Celdo Braga, da Orquestra de Violões e a performance Uýra Sodoma, A árvore que anda.

Fórum online

Seguindo para o ambiente virtual, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, no canal “Virada Sustentável”, no YouTube, acontece o “2º Fórum da Virada Sustentável Manaus”, que trará para o ambiente online a interação já presente no evento presencial.

O fórum terá um painel por dia para debater os temas: urgência climática e Amazônia, clima, pagamentos por serviços ambientais hídricos no Estado do Amazonas, economia circular e diversidade, com a participação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, grupos independentes, entre outros.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Siga-nos no Facebook

Publicidade

Últimas Notícias