Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus inicia a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades nesta quinta-feira (27)

As gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias do pós-parto) que não tenham comorbidades, começarão a ser vacinadas pela Prefeitura de Manaus nesta quinta-feira, 27/5, em três pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte da cidade; no Clube do Trabalhador, do Sesi, na avenida André Araújo, Aleixo, zona Leste; e no Balneário do Sesc, na avenida Constantinopla, no conjunto Campos Elíseos, zona Oeste.

A vacinação desse grupo atende a uma decisão judicial expedida na noite de terça-feira, 25, para cumprimento já a partir desta quarta-feira. Como o imunizante utilizado, pela disponibilidade do estoque, será o da Pfizer, que requer manuseio diferenciado, o que inclui o processo de descongelamento e cuidados especiais de armazenamento e utilização, a Semsa encaminhou à juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível, petição para que a aplicação da primeira dose, conforme o estabelecido no despacho, seja adiada para essa quinta-feira, 27.

Para receber a vacina, a gestante deverá apresentar documento que comprove a gravidez, podendo ser exame de sangue, ultrassonografia ou caderneta da gestante, o mesmo valendo para as puérperas. O atendimento será das 9h às 16h, nos três pontos de vacinação nas zonas Norte, Leste e Oeste.

A Semsa orienta que as grávidas e puérperas façam o cadastro na plataforma Imuniza Manaus para que seja feito o agendamento, agilizando o atendimento e evitando aglomerações.

“Não é obrigatório, mas o ideal é que essas mulheres façam o cadastro, até pela condição especial em que se encontram, para as quais queremos dar o melhor atendimento possível em nossos postos”, observa a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

No dia 10 de maio, a Semsa começou a vacinar as grávidas e puérperas com comorbidades e no dia 12 iniciaria a imunização das que não tivessem nenhuma condição de saúde pré-existente. Porém, seguindo orientação do Ministério da Saúde em relação à imunização de gestantes e puérperas contra a Covid-19, anunciada no dia 11/5, decidiu suspender essa vacinação e aguardar novos direcionamentos do órgão federal.

Documentos aceitos para vacinação de gestantes e puérperas:

– Exame de sangue

– Ultrassonografia

– Caderneta da gestante

Locais de vacinação de gestantes e puérperas:

– Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte

– Clube do Trabalhador, do Sesi, avenida André Araújo, Aleixo, zona Leste

– Balneário do Sesc, avenida Constantinopla, conjunto Campos Elíseos, zona Oeste

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.