Search
booked.net
Search
Close this search box.

Manaus alcança 1 milhão de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Fotos – Ruan Souza/Semcom

O prefeito David Almeida anunciou, às 16h deste sábado, 19/6, a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas nas pessoas dos grupos prioritários e população geral de Manaus. O chefe do Executivo municipal fez questão de acompanhar a “virada” do Vacinômetro, no ponto que funciona no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), na zona Sul. No início da tarde, a prefeitura anunciou a antecipação para 34 anos do público que poderia ser vacinado. Foram aplicadas mais de 30 mil doses em menos de nove horas de atendimento durante a intensificação da vacinação.

Após a aplicação da milionésima dose, houve comemoração no CCPA, com a soltura de 500 balões brancos e queima de fogos.

O prefeito fez questão de agradecer também a todos os parceiros privados da prefeitura, que disponibilizaram os espaços para a instalação dos postos de vacinação e afirmou que está pronto para realizar um novo “Mutirão de Imunização”, caso o governo do Amazonas repasse novas doses para Manaus.

Fotos – Ruan Souza/Semcom

“Essa campanha magnífica nos faz acreditar que dias melhores virão para a nossa cidade. Isso serve como combustível para todos nós continuarmos a trabalhar. Agora vou ficar aguardando a ligação do governador (Wilson Lima), para que a gente possa fazer uma nova campanha, um novo mutirão, já na próxima semana, para baixarmos ainda mais 10 anos e alcançar a faixa etária de 24 anos”, afirmou o prefeito.

Ao receber a vacina, a universitária Hellen Pereira, de 34 anos, simbolizou a milionésima dose aplicada na campanha. “Estou muito emocionada. Foi uma surpresa para mim. Agradeço a Deus e à prefeitura por nos proporcionar essa vacinação”, disse.

A responsável pela aplicação foi a técnica de enfermagem do Distrito de Saúde Sul, Sandra Mara Pereira, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Fotos – Ruan Souza/Semcom

“Não poderia estar mais feliz por ver a população da minha cidade sendo imunizada. Essa, com certeza, será a dose mais importante que apliquei. Ficará na minha memória para sempre”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a intensificação desde a organização, orientando e incentivando as equipes em mais esse desafio.

“Manaus atinge, hoje, essa marca histórica com o apoio incondicional do prefeito David Almeida, que não tem medido esforços para que a Semsa cumpra seu desafio e objetivos maior neste momento: vacinar todos os nossos irmãos manauaras no dia de hoje, com a histórica marca de mais de 1 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19, entre primeira e segunda doses. E tudo isso com o envolvimento e dedicação de nossas equipes”, agradeceu.

Fotos – Ruan Souza/Semcom

Campanha em Manaus

A vacinação contra a Covid-19 em Manaus começou no dia 19 de janeiro. À medida em que recebia as doses, o município avançava no atendimento aos grupos elencados no planejamento do Ministério da Saúde. Para isso, a Semsa montou uma estratégia de forma a possibilitar a aplicação da vacina de forma segura, sem aglomerações. Mais uma vez foi usada a modalidade de drive thru, além dos postos fixos, para pedestres.

Recursos tecnológicos

Com o avanço da campanha, a Semsa criou ferramentas contemplando três perspectivas: a do cidadão, a da transparência da vacinação, de interesse da sociedade em geral, independentemente de estar ou não em grupos cuja imunização estivesse em curso, e a da coordenação da campanha: o Imuniza Manaus, visando organizar o fluxo de atendimento e assegurar a vacinação dentro dos prazos estabelecidos pelos fabricantes das duas vacinas em uso na capital, CoronaVac e AstraZeneca. Desta forma, o cadastro e a consulta de agendamento da vacinação passaram a ser feitos por meio do endereço https://imuniza.manaus.am.gov.br.

Outro recurso foi o Sistema Municipal de Imunização/Covid (SMV/Covid) para o registro e o acompanhamento das vacinas aplicadas na capital amazonense. O sistema foi criado para suprir a necessidade de um banco de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 em Manaus. A ferramenta já existia e era utilizada em campanhas tradicionais, com base em metodologia antiga, que fazia a contagem por grupos vacinados. Para atender à campanha da Covid-19, foram feitas adaptações para permitir a leitura “personalizada”, ou seja, pelo CPF de cada cidadão vacinado.

Também foi disponibilizado pela Semsa o “Vacinômetro”, que por meio do link https://vacinometro.manaus.am.gov.br passou a divulgar, em tempo real, informações sobre o número de vacinados, de quais grupos e o desempenho de cada posto de vacinação, entre outros dados.

Há uma semana, a Prefeitura de Manaus criou um serviço, via internet, que orienta o usuário sobre a situação das filas de espera nos postos de vacinação. O “Filômetro”, como passou a ser chamado, mostra ao usuário a situação, em tempo real, da procura por vacina em cada posto, permitindo que a pessoa opte pelo local de menor movimento. O serviço pode ser consultado no link bit.ly/filometrovacina.

Parcerias

Nesses cinco meses, a Prefeitura de Manaus tem contado com a parceria de instituições públicas e privadas, no apoio direto e indireto à operacionalização da campanha, seja na garantia da segurança, com a escolta no transporte das doses; no apoio nos pontos de vacinação; na cessão de espaços para o atendimento ao público; na organização do trânsito nas áreas onde estão localizados os postos de vacinação e em muitos outros setores.

“Nós só temos a agradecer a essas instituições pela valorosa colaboração. Sozinhos não conseguiríamos chegar até aqui. Nossas equipes, aguerridas, seguem firmes na campanha e o apoio dos parceiros têm sido primordial”, finalizou o prefeito David Almeida.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.