*Da Redação Dia a Dia Notícia
Entre os meses de janeiro a outubro de 2022, a cidade de Manaus registrou cerca de 19.378 roubos a pedestres em vias públicas. Em média, mensalmente foram registrados 2 mil crimes desta natureza na capital, os números são menores aos registrados no mesmo período do ano passado. Os dados são do Centro Integrado de Estatísticas da Segurança Pública (Ciesp).
A região Norte da cidade lidera nos registros de roubos, onde acumula 6.366 registros deste tipo de crime. Em seguida estão a zona Leste com 4.681 registros; zona Sul com 3.206 ocorrências; zona Centro-Oeste e Centro-Sul com 3.175 roubos e zona Oeste com 1.949 registros deste tipo de crime.
Em muitos casos, os criminosos fazem uso de violência física para intimidar as vítimas. Em casos mais extremos, o crime acaba se configurando como latrocínio que é o roubo seguido de morte.
Já as estatísticas disponibilizadas pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), contam apenas com os registros dos meses de janeiro a maio deste ano. Onde cerca de 11.824 ocorrências de roubo foram registradas na cidade de Manaus, havendo uma queda de 9% de crimes desta natureza em comparação ao mesmo período de 2021.
Dentre os crimes que apresentaram os maiores índices nos cinco primeiros meses de 2022, estão roubo a pedestres com 9.436 ocorrências; roubo a estabelecimentos comerciais (717); roubo de renda do transporte coletivo (680) e roubo de veículos (661).
Cerca de 40% dos registros de roubo são realizados pelas vítimas na delegacia virtual. Vale ressaltar que os dados disponibilizados pela SSP-AM foram consolidados preliminarmente, ainda não homologados, por isso podem sofrer alterações.