*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) que zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os concentrados de refrigerantes, prejudicando a competitividade da Zona Franca de Manaus.
Ao jornal A Crítica, Lula declarou que Bolsonaro “lidera um governo que não constrói nada, só destrói. Que não se importa com o sofrimento das pessoas”.
“Bolsonaro não ligou para o sofrimento de Manaus na pandemia e agora ele desrespeita mais uma vez o povo trabalhador de Manaus e do Amazonas com medidas que podem causar a perda de milhares de empregos e sofrimento para milhares de famílias”, afirmou o ex-presidente.
Além do decreto sobre o setor de concentrados, Bolsonaro publicou outro decreto que aumentou para 35% a redução do IPI em produtos fabricados no Brasil, incluindo alguns da Zona Franca de Manaus. A medida piora a situação do Polo Industrial de Manaus, que já vinha sofrendo com a redução de 25% do decreto anterior, o qual Bolsonaro prometeu reeditar dando exceção aos produtos fabricados no Amazonas.
“Espero que ele não tenha sucesso nessa tarefa e que Manaus e o Amazonas voltem a viver tempos de prosperidade, geração de empregos e realização de sonhos, não o pesadelo que tem sido o governo Bolsonaro”, disse Lula.