Manaus, quarta-feira 10 de agosto de 2022
EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
booked.net
EnglishPortugueseSpanish

Levantamento feito no STF aponta que senador Eduardo Braga é réu em 12 processos

EnglishPortugueseSpanish
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Senador Eduardo Braga

*Da Redação

Em um levantamento feito no site do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), aparece em 12 processos, tanto como réu quanto como investigado e requerido. Conforme informações, existem pelo menos 37 processos na instância superior onde aparece o nome de Eduardo Braga. No entanto, em alguns deles, o parlamentar é apenas requerente contra outras partes. Braga é pretenso candidato ao cargo de governador do Amazonas e já vem se articulando nos bastidores para disputar as eleições em 2022.

Conforme informações do levantamento feito pelo o site O Poder, um dos processos que mais chama atenção, é o que Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF), em 2019, abriram um Inquérito Policial (IPL), por meio, de uma investigação da operação ‘Lava Jato’ e, além de Braga, a empresa Rico Táxi-Aéreo, a ex-presidente da República, Dilma Rouseff (PT), dentre outros senadores da época e empresas, por conta de uma possível simulação de notas fiscais, onde foram pagos R$ 6 milhões.

O senador, na época do ocorrido, era líder do MDB no Senado Federal. O processo ainda está em andamento no STF, onde o relator é o ministro Edson Fachin.

Em outro caso, o empresário Geraldo Francisco de Canindé Lobo, do Estado de Góias, solicitou, junto ao STF, o afastamento de 45 senadores de seus cargos, dentre eles estava Braga.

A motivação para os pedidos de afastamento é desconhecida, uma vez que a petição não se encontra disponível para consulta, porém, o ministro Fachin decidiu encaminhar o processo para Justiça Federal.

Jogo político

O senador Eduardo Braga está fazendo alianças para chegar ao Governo do Amazonas novamente. A movimentação política dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde o deputado estadual Delegado Péricles (PSL) mudou do bloco partidário de direita e juntou-se ao MDB, demonstra a nova junção política em andamento.

Há algumas semanas atrás, Braga e o deputado federal Delegado Pablo (PSL) também fizeram um almoço com prefeitos do interior do Estado visando a propositura de emendas parlamentares, e também ‘de olho’ ao pleito de 2022. Os dois postaram em redes sociais a reunião política, em Brasília.

Nesta semana, o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) discursou no plenário a favor de Braga e demonstrou que o tabuleiro de xadrez para as próximas eleições já está em andamento.

*Com informações da Revista Cenarium e site O Poder.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique