Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lei de subvenção do manejo de pirarucu beneficia 6 mil pescadores do Amazonas, diz Conceição Sampaio

Foto – Anexa (Divulgação / Assessoria)

Mais de seis mil pescadores do Amazonas que trabalham com o manejo do Pirarucu agora têm acesso a renda mais justa com a lei 13.881, que inclui o produto na lista daqueles favorecidos pela política de preço mínimo do Governo Federal. A Lei é originária do Projeto de Lei apresentado pela então deputada federal Conceição Sampaio, atual presidente do PSDB Mulher-AM e os produtores já começaram a receber a subvenção este ano de 2021.

“Se tem uma coisa que me deixa feliz é saber que, como Deputada Federal, tive a oportunidade de ajudar a nossa população do Amazonas, como é o caso dos nossos pescadores que fazem o manejo do Pirarucu, que já começaram a receber a subvenção econômica, através de uma lei de minha autoria: a Lei Federal 13.881, sancionada em 2019”, comemorou a ex-deputada.

Embora o Brasil já contasse com uma política de subvenção econômica (Lei 8.427/1992), somente os produtos de origem vegetal estavam incluídos nessa tabela de preço mínimo. Com o projeto de lei 7678/2017 apresentado, na época, por Conceição Sampaio, o pirarucu de manejo foi incluído e passou a gerar renda mais justa para os pescadores no Amazonas.

“Quando fui procurada pelo Thomas Meirelles, que na época estava à frente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), havia um cenário desfavorável. Tivemos que lutar para conquistar votos que apoiassem todo o trabalho da inclusão de produtos de origem animal que se aproximasse a nossa realidade, que no caso foi o pirarucu de manejo”, explicou. Outras tentativas já haviam sido realizadas por outros políticos, todas elas falidas em função do grau de dificuldade de levar o benefício para produtos de origem animal.

“Graças a Deus, sou uma pessoa determinada. O que não me falta é a vontade de servir a população do Amazonas. Tive a oportunidade de conversar com cada colega e mostrar ali a nossa realidade, para legislar em nome da população. Isso trouxe a vitória do nosso povo, é a vitória que eu dedico à luta de homens e mulheres que sobrevivem da pesca”, disse. “Estamos falando de uma subvenção que muda a vida para melhor de trabalhadores e trabalhadoras. Conseguimos, a várias mãos e muitos apoios, tornar possível que uma parlamentar do Estado do Amazonas fosse a autora desta lei e que tivesse a aprovação de todas as comissões da Câmara Federal para que de fato essa realidade fosse possível”, concluiu.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.