Search
booked.net

La Niña deve manter volume de chuva alto até o próximo ano na Região Norte

MANAUS, AM; 21/02/2013 - CIDADES - CHUVA FORTE COM VENTO CAI SOBRE A CIDADE. FOTOS: ANTONIO LIMA / ACRÍTICA.

O fenômeno conhecido com La Niña deve aumentar o volume de chuvas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto provoca estiagem no Sul do país segundo estão prevendo os meteorologistas. O fenômeno tem causado desde outubro uma onda de frio sobre cidades como o Rio de Janeiro.

O fenômeno La Niña é caracterizado pela queda de mais de 0,5º C na temperatura da superfície do Oceano Pacífico. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), essa condição climática deve ter impacto no Brasil pelo menos até o fim do verão, mas há 50% de chances que vá até o fim do outono, em junho.

Segundo o especialista Giovanni Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o impacto do fenômeno na baixa dos reservatórios de hidrelétricas e barragens para a captação de água deve durar anos.

“A seca dos reservatórios não é fruto apenas de um verão e um inverno com pouca chuva. Estudos do Cemaden mostram que nas últimas duas décadas tivemos um comportamento de chuvas diferente do registrado em anos anteriores, compatível com um planeta mais aquecido”.

O fenômeno inverso ao La Niña é o El Nino que provoca o aquecimento das águas o pacífico.

Como fica o tempo para os próximos dias?

A chuva será persistente na região norte do país. Devido às áreas de instabilidade que estão se formando em vários níveis da atmosfera, nesta terça-feira (23), a nebulosidade se espalha e chove em vários períodos do dia sobre o Amazonas (norte), Roraima (sul) e Rondônia (centro-sul). No Tocantins, a chuva acontece de forma alternada, com períodos de sol e propensão há trovoadas.

Na capital Macapá/AP, Pará e Acre, o sol aparece e as pancada de chuvas acontecem no período da tarde. A instabilidade continuará pelos próximos dias por toda a região norte do país.

Alerta para chuva pesada e volumosa no estado do Amapá, ocorrendo entre a quarta-feira (24) e sexta-feira (26), com acúmulos altos que podem alcançar mais de 150mm.

*Fontes: Notícias ao Minuto e Climatempo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.