Manaus, sexta-feira 9 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Justiça volta barrar Prefeitura de Manaus e mantém pagamento em dinheiro nos ônibus

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A Justiça do Amazonas suspendeu novamente a decisão da Prefeitura de Manaus que previa o fim do pagamento em dinheiro nos ônibus do transporte público. A ação foi movida pelo vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), que argumentou que a medida era excludente e afetaria especialmente a população mais vulnerável.

O vereador não havia incluído no processo todos os órgãos que participaram do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) como o Ministério Público e o Governo do Amazonas, a Justiça manteve a decisão do pagamento com cartão eletrônico.

De acordo com a nova decisão expedida nessa terça-feira (2), a medida que barra o pagamento em espécie no transporte público “parece ter ignorado outros impactos igualmente relevantes da medida. Um deles, a repercussão da decisão sobre os empregos gerados pela existência da função de cobradores dentro dos coletivos urbanos”.

Ainda de acordo com a decisão, faltou “um cronograma de divulgação e esclarecimento para preparação a população manauara para a mudança na forma de aquisição e pagamento de passagens para os coletivos urbanos”.

A decisão aponta ainda os efeitos que a medida pode causar “embora a substituição da forma de pagamento não pareça constituir negativa ao curso normal da moeda nacional, o fato é que os efeitos provocados pelo TAC podem contrariar legislação municipal que dispõe sobre a matéria, em especial sobre a substituição dos profissionais que atuam como cobradores de ônibus”, diz a decisão.

Com a decisão, os ônibus devem manter o recebimento de dinheiro como forma de pagamento até que haja nova definição judicial ou administrativa.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.