Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça proíbe terceiro mandato ao presidente da Câmara de Tabatinga (AM)

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O desembargador Henrique Veigua do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou na segunda-feira (26), o pedido para derrubar a decisão que mandou os vereadores de Tabatinga, no oeste do estado, realizarem nova eleição para presidente da Câmara. O pedido foi feito pelo atual dirigente, Paulo Bardales, que tenta o terceiro mandado consecutivo.

Veiga concordou com a decisão do juiz Edson Rosas Neto, da Comarca de Tabatinga, que suspendeu, no dia 15 deste mês, a reeleição de Bardales ao cargo de presidente no biênio 2023-2024 ocorrida em abril deste ano. O juiz determinou que os parlamentares escolhessem novo presidente da Câmara até o dia 1º de janeiro de 2023.

Para Veiga, há limite para reeleição ao cargo de presidente da Câmara. “Entendo existir o limite legal para a reeleição ao mesmo cargo, ocupado em biênios anteriores pelo Agravante, da Câmara Municipal de Tabatinga, o que de fato significaria verdadeira agressão ao entendimento da Suprema Corte”, disse o desembargador.

Bardales tenta o terceiro mandato consecutivo de presidente da Casa. Ele foi escolhido para o cargo nos anos 2019 e 2020, e, após ser reeleito vereador, foi reconduzido no biênio 2021-2022. Em abril deste ano, após mudança na legislação local, Bardales garantiu mais dois anos na cadeira de presidente.

No dia 12 deste mês, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) recomendou aos vereadores que realizassem nova eleição no prazo de 24 horas, mas a câmara não seguiu a recomendação. Bardales chegou a recorrer à Justiça para garantir o terceiro mandato, mas o pedido dele foi rejeitado.

Ao analisar o caso, o juiz Edson Rosas Neto afirmou que “a perpetuação no poder agride frontalmente o Estado Democrático de Direito”. Para o magistrado, o princípio republicano exige a alternância de poder e a temporariedade dos mandatos, o que impõe o estabelecimento de um limite objetivo à reeleição de membros dos poderes da República.

*Com informações do Amazonas Atual

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.