*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) aprovou o registro da candidatura do ex-governador cassado José Melo (Pros) a deputado estadual. O fato se deu após a Justiça Eleitoral considerar válida a ata da convenção do Partido Republicano da Ordem Social realizada em 05 de agosto pelo ex-presidente da legenda, Osvaldo Cardoso Neto, a qual incluía o nome de José Melo. Com a mudança na direção nacional do partido, Edward Malta foi reconduzido à presidência, o qual fez uma nova convenção sem o lançamento do nome de José Melo. A exclusão teria ocorrido a pedido do ex-vice-governador Henrique Oliveira (Podemos).
Oliveira e Melo romperam desde a cassação da chapa em 2017. Nos bastidores, Oliveira teria aceitado formar coligação com o Pros desde que Melo não fosse candidato. O ex-governador recorreu à segunda instância da Justiça Eleitoral para anular a nova convenção, que incluía todas as candidaturas do Pros com exceção da sua.
O pedido foi analisado pelo desembargador Kon Tsih Wang, que reconheceu a validade da convenção realizada por Osvaldo Cardoso Neto, beneficiando José Melo. O ex-governador deve constar como deferido no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais a partir de amanhã.