Manaus, sábado 10 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Justiça determina fornecimento de medicamento para câncer raro no SUS

Foto: Divulgação

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça o medicamento Mitotano a pacientes diagnosticados com carcinoma adrenocortical, um câncer raro e agressivo. A decisão, tomada em caráter de urgência após recurso do Ministério Público Federal (MPF), reconhece o risco à vida dos pacientes e afirma não haver outra alternativa terapêutica, sendo indispensável o fornecimento do medicamento por meio do SUS.

O medicamento Mitotano, que já foi comercializado no Brasil com o nome comercial Lisodren, é utilizado no tratamento do carcinoma adrenocortical desde a década de 1960 e é reconhecido como a primeira e mais eficaz opção terapêutica para a doença.

O medicamento é indicado tanto para casos de tumores inoperáveis, metastáticos ou recorrentes quanto como terapia adjuvante, para reduzir o risco de recidiva após cirurgia.

Com a decisão, a União deverá apresentar plano de ações e cronograma detalhado para garantir que todos os pacientes do SUS com indicação médica recebam o Mitotano de forma contínua, evitando a interrupção do tratamento.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.