Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça condena portais acusados de espalhar fake news contra Wilson Lima

Os portais repercutiram uma afirmação do deputado Dermilson Chagas, a qual a defesa do governo afirma ser falsa.
Foto: Acervo TJAM/Arquivo
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Justiça do Amazonas condenou dois portais de notícia por publicarem fake news contra a atual gestão do governo estadual, chefiada por Wilson Lima (União). Os dois sites publicaram uma afirmação do deputado estadual Dermilson Chagas (Republicanos) de que o governo do Amazonas teria revogado a redução do ICMS sobre 22 produtos que compõem a cesta básica.

A defesa do Estado afirma que a alíquota do ICMS não sofreu nenhum aumento, permanecendo a mesma determinada pela Lei Complementar nº 158 de 2015. O Estado ressalta que ainda que a legislação autorize o governo a reduzir o ICMS, o ato afrontaria a Constituição Federal “quanto à concessão de benefícios fiscais, motivo pelo qual não foram aplicadas pelo Governo do Estado do Amazonas”.

Na decisão, o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho destacou que as publicações excedem a liberdade de expressão, “na medida em que nelas foi emitido juízo de valor, alegações pessoais e até mesmo dilações de cunho técnico muitas vezes desconhecido pelos receptores das mensagens divulgadas”.

O magistrado determina que os portais retirem as matérias do ar, bem como as postagens realizadas nas redes sociais Facebook e YouTube. Caso não cumpram o determinado, deverão pagar multa de R$ 5.000 por dia.

Confira a decisão na íntegra aqui.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.