*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Genésio Alves de Araújo Júnior, um estudante de engenharia elétrica de 25 anos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), viveu uma experiência inesperada, na última quarta-feira (26), ao receber um depósito de R$ 100 mil em sua conta bancária, transferido erroneamente por um desconhecido.
Decidido a agir com honestidade, Genésio tentou devolver o valor imediatamente. No entanto, o que parecia ser um simples gesto de boa fé se transformou em uma odisseia bancária repleta de tensão e incertezas. Ao compartilhar sua experiência no Reddit, ele revelou que a devolução do dinheiro não foi tão direta quanto esperava. Assim que tentou transferir o dinheiro de volta, sua conta bancária foi bloqueada pelo banco devido a uma suspeita de fraude. Em seu depoimento, Genésio desabafou: “Não sei o que fazer, não quero ser preso.”
No dia seguinte, Genésio recebeu uma ligação de um homem que se identificou como o responsável pela transferência equivocada. Em áudios enviados pelo aplicativo de mensagens, o homem, que falava com um forte sotaque chinês e tinha um nome estrangeiro, solicitou a devolução do dinheiro. Embora o número de telefone fosse brasileiro, o sotaque e o nome do homem despertaram desconfiança no jovem estudante.
Na mesma tarde, Genésio decidiu ir pessoalmente ao banco para resolver a situação. Ele gastou tempo e dinheiro com uma corrida de aplicativo, esperando que o responsável pelo erro arcasse com esses custos posteriormente. Após explicar a situação à gerente do banco e conseguir desbloquear sua conta, Genésio finalmente pôde devolver o dinheiro via estorno do Pix.