Search
booked.net
Search
Close this search box.

João Pedro lança pré-candidatura ao Governo do Amazonas, mas pode não ter o apoio de Sinésio e Lula

O ex-senador pode bater de frente com o apoio de Lula e Sinésio Campos a outras candidaturas da aliança nacional do PT
Foto: Reprodução/Facebook
*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia

O ex-senador João Pedro (PT) se lançou como pré-candidato ao governo estadual do Amazonas nesta quinta-feira (19/05). O registro ocorreu nesta tarde na sede do Partido dos Trabalhadores. Na ocasião, o diretório também registrou as pré-candidaturas de José Ricardo para deputado federal e de Elton Aleme, Waldemir José e o delegado João Tayah para deputados estaduais.

A corrente interna que apoia a pré-candidatura de João Pedro insiste que o PT precisa ter um concorrente para dar palanque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Contudo, o presidente do partido no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, não é a favor da ideia. Anteriormente, foi cogitado que João Pedro ou o ex-deputado federal Francisco Praciano poderiam ser os nomes do PT para o Senado. Porém, o apoio de Lula à reeleição de Omar Aziz, a fim de atrair o apoio do PSD e de Gilberto Kassab, fechou essa porta.

Sinésio já declarou em entrevista que Omar Aziz é o candidato de Lula no Amazonas. Quanto ao governo estadual, a ala do presidente do PT amazonense também não se mostrou favorável a uma candidatura própria. Mesmo Lula declarou apoio a Marcelo Amil (Psol) para o governo do Amazonas, ainda que ele patine nas pesquisas eleitorais.

Coligação federal

A aliança nacional da federação PT-PCdoB-PV com outras legendas pode ser outro entrave para João Pedro. A nível federal, a legenda de Lula está aliada com o PSB, que tem a vaga de vice com Geraldo Alckmin, com o Psol e com o Solidariedade, que tem Ricardo Nicolau como pré-candidato ao governo do Amazonas.

Nas últimas pesquisas, Nicolau se posicionou melhor que Marcelo Amil, ficando geralmente em quarto lugar, atrás do senador Eduardo Braga (MDB), do governador Wilson Lima (União) e do ex-governador Amazonino Mendes. O deputado estadual ainda ficou à frente de Carol Braz (PDT), Henrique Oliveira (Podemos) e do próprio Amil.

A definição de quem serão os candidatos oficiais do PT só sai em 02 de julho.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.