*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um grupo composto por cinco jovens iranianas foi detido pelas autoridades do país após publicarem um vídeo dançando sem véu no TikTok. Nas imagens viralizadas no dia 8 de março, elas surgem trajando roupas modernas, um pouco mais justas e curtas em Ekbatan, bairro da capital Teerã.
Depois do vídeo ter sido compartilhado e acumular milhões de visualizações o regime foi até o apartamento das adolescentes para realizar a detenção. A versão original foi removida da rede social. Durante a apreensão, a polícia fez com que elas gravassem novamente pedindo desculpas e cobertas.
O caso ocorreu em uma região bastante afetada por protestos a favor dos direitos humanos. A nova gravação preocupou os internautas, que alegaram que não seriam as mesmas garotas que surgiram fazendo a dancinha.
Confira o primeiro vídeo
@thedriman #dance #dancing #calmdown ♬ Calm Down – Rema
Veja o vídeo após a polêmica
@zaneirooni #duet with @thedriman #dance no strangers to forced confessions, #irgcterrorists come up with such garbage propaganda #freedomtodance #iranrevolution2023 #womenlifefreedom #mahsaamini #iraniantiktok ♬ Calm Down – Rema