*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Nesta segunda-feira (23), o Irã atacou bases militares dos Estados Unidos no Iraque e no Catar, diz uma agência de notícias associada ao regime ao iraniano. A base de Al Udeid, um dos alvos do ataque, fica no Catar e é a maior base dos Estados Unidos na região, abrigando mais de 10 mil soldados. Segundo um oficial israelense, seis mísseis foram lançados nesse ataque.
Uma agência de notícias iraniana informa que os ataques a bases americanas no Catar e no Iraque fazem parte de uma operação militar chamada de “Anunciação da Vitória”. O espaço aéreo do Catar e do Emirados Árabes Unidos se encontram fechados.
Os Emirados Árabes Unidos disseram que estão monitorando os desdobramentos dos ataques. A Casa Branca declarou que estava ciente da possibilidade de um ataque e está acompanhando de perto potenciais ameaças à base aérea de Al Udeid.
Em comunicado divulgado após os ataques, as forças armadas do Irã disseram que nenhum ataque realizado contra o território iraniano sairá impune.
O ataque do Irã é visto como uma retaliação à operação militar Martelo da Meia-Noite, conduzida na noite do último sábado (21), quando a força aérea dos EUA utilizou aeronaves e mísseis, incluindo bombas de penetração maciça, para atacar as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan”, afirmou em sua rede social
O Pentágono revelou que a operação envolveu uma “pegadinha” com bombardeiros como isca para distrair as defesas iranianas, garantindo o elemento surpresa. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Trump, afirmando que o ataque “mudará a história”.
Ver essa foto no Instagram
*Com informações do G1