Search
booked.net
Search
Close this search box.

Irã ataca Israel com mísseis e drones e Netanyahu promete retaliação

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O Irã lançou um ataque com mais de 100 drones e dezenas de mísseis de cruzeiro contra Israel, na escalada militar mais grave no Oriente Médio desde a Guerra do Golfo. O governo israelense e os Estados Unidos agem para repelir o ataque, que adentrou a noite de sábado (13), e as primeiras horas deste domingo.

Há ainda relatos de ataques contra Israel de aliados do Irã no Iêmen, no Líbano e no Iraque, como o Hezbollah, os houthis e milícias xiitas no Iraque. As defesas antiaéreas de Israel foram acionadas em todo país, inclusive em Jerusalém e no sul do país, onde explosões provocadas pela ação do Domo de Ferro foram ouvidas.

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu disse que o país irá se defender da ofensiva, uma retaliação ao ataque israelense em 1 de abril que matou líderes da Guarda Revolucionária Iraniana na embaixada em Damasco. O premiê se reuniu com o gabinete de guerra. O porta-voz do Exército, Daniel Hagari, disse que o ataque é uma escalada grave e perigosa.

Punição ao regime sionista

A Guarda Revolucionária Iraniana, em comunicado na TV estatal, falou que lançou um ataque com drones e mísseis contra os israelenses. O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, comentou o ataque e disse que “o malicioso regime sionista será punido”

Os mísseis, segundo fontes do governo americano, podem ser usados na sequência dos drones, cujo objetivo seria distrair as defesas israelenses. Segundo fontes do Exército de Israel, os projéteisforam lançados do Irã, Líbano, Iêmen e o Iraque e estão direcionados para o norte do país e o Deserto do Negev.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.