Search
booked.net

Ipaam registra queda de 85,30% no desmatamento e 85,43% nos focos de calor no Amazonas

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Entre 1º de fevereiro e 10 de março de 2025, o desmatamento no Amazonas registrou uma queda de 99,85% em comparação com o mesmo período de 2024. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) registrou 453 ocorrências, totalizando 2.549 hectares de área desmatada. No mesmo intervalo de 2024, o estado registrou 3.082 eventos, resultando em 9.017 hectares de vegetação derrubada.

Além disso, o número de focos de calor também apresentou uma redução significativa. Durante o período, foram identificados 22 focos, uma queda de 85,43% em relação aos 151 registrados entre fevereiro e março de 2024.

De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, os números refletem o monitoramento contínuo realizado pelo Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP). “Utilizando tecnologias avançadas de imagens de satélite, o Ipaam consegue detectar alterações na cobertura florestal com alta precisão. Com o apoio de satélites de alta resolução, é possível identificar desmatamentos ilegais em tempo real, o que possibilita uma resposta rápida e eficaz das equipes de fiscalização”, afirmou.

A coordenadora do CMAAP, Priscila Carvalho, destacou a importância da colaboração entre os órgãos ambientais e as autoridades competentes. “O Ipaam monitora as áreas desmatadas e acompanha os focos de calor, colaborando com os bombeiros na atuação e prevenção. A integração entre os órgãos ambientais e as autoridades competentes é fundamental para garantir a proteção da nossa floresta e a redução desses índices”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.