Search
booked.net
Search
Close this search box.

Ipaam libera licença para início de trabalhos de recuperação de parte da BR-319

Foto: Dnit
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Os trabalhos de reconstrução do pavimento C, conhecido como trecho do meio – entre os quilômetros 198 e 250 – da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho (RO), já podem ser iniciados após o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) conceder, nessa quinta-feira (1º/02), a Licença de Operação (LO) para a execução da obra.

A Licença autoriza a instalação e funcionamento de uma usina móvel para produção de concreto asfáltico para a manutenção da área, que já possui a Licença de Instalação (LI) válida, com vigência ativa até agosto de 2023, e também teve sua outorga de uso de recursos hídricos concedida.

O Ipaam, após verificação das condicionantes das licenças ambientais anteriores, cumpridas pela empresa responsável pela obra, cuja documentação está regulamentada, entendeu que os requisitos para que a LO fosse emitida foram atendidos.

Juliano Valente, presidente do órgão ambiental, ressaltou a importância de um projeto estar regulamentado de acordo com as condições exigidas para a preservação do Meio Ambiente.

“Uma licença de operação não é concedida sem critérios. O responsável precisa comprovar que seu empreendimento ou sua obra estão em conformidade com a legislação vigente, de acordo com o porte da empresa ou empreendimento e com o potencial poluidor da atividade que será exercida”, explicou.

Autorização do Ibama

No final do mês de julho, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) emitiu a Licença Prévia (LP) para reconstrução e pavimentação do trecho entre Porto Velho e Manaus (do km 250 ao km 655,7). A Licença Prévia atesta a viabilidade ambiental do empreendimento e estabelece os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos na próxima fase do licenciamento.

Wilson Lima se reúne com ministro para agilizar licenças das obras de recuperação da BR-319

A LP é a etapa seguinte ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), elaborado pelo DNIT e apresentado ao Ibama e à população. No segundo semestre de 2021, foram realizadas audiências públicas para apresentar para a comunidade do Amazonas o EIA/RIMA do Trecho do Meio. As contribuições de caráter consultivo que foram incluídas ao processo de licenciamento do empreendimento foram recebidas nos encontros conduzidos pelo Ibama.

Observatório BR-319 diz que licenciamento de obras viola ‘direitos dos povos da floresta’

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.