*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas no Amazonas e em Roraima, com início à 0h desta sexta-feira, 25. O aviso prevê chuva de até 30 milímetros por hora, acumulados de até 50 milímetros em 24 horas e ventos de até 60 km/h, com possibilidade de alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos
No Amazonas, o aviso abrange principalmente áreas das regiões Central, Oeste e Noroeste. Em Roraima, a maior concentração do alerta está no Sudoeste do Estado.
Entre os riscos associados às condições meteorológicas estão alagamentos, descargas elétricas, queda de árvores ou galhos e interrupções pontuais no fornecimento de energia.
A previsão divulgada pelo Inmet na quarta-feira, 23, já apontava aumento da instabilidade na Região Norte. Para esta quinta-feira, 24, há possibilidade de chuva acompanhada de trovoadas no Amazonas e em parte de Roraima. Na sexta-feira, 25, a tendência é de intensificação das áreas de chuva nos dois estados.
A previsão semanal também indica volumes expressivos. No Informativo Meteorológico nº 38/2026, divulgado na segunda-feira, 21, o instituto estimou acumulados pontuais superiores a 80 milímetros entre os dias 21 e 28 de setembro, principalmente no oeste e na região central do Amazonas.
A mudança nas condições do tempo ocorre após dias de calor intenso. Para esta quinta-feira, 24, o Inmet prevê temperatura máxima de 38°C em Manaus, apesar da possibilidade de chuva e trovoadas.
Com o avanço das precipitações, a tendência é de redução das temperaturas em parte da Região Norte ao longo da sexta-feira.
Inmet orienta população durante tempestades
Durante períodos de chuva intensa, rajadas de vento e tempestades com descargas elétricas, o Inmet recomenda que a população:
- evite se abrigar sob árvores;
- mantenha distância de torres de transmissão e placas de propaganda;
- retire aparelhos eletrônicos das tomadas durante tempestades.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
