*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta quarta-feira (23), um grupo de indígenas ocupou a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), na zona Centro-Sul de Manaus. O grupo alegou que a intenção é protestar contra a distribuição de cestas básicas vencidas e o atual representante da instituição no Amazonas.
Policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) foram acionados e interditaram um trecho da rua Maceió onde está localizado o prédio da Funai na capital. Ao menos dez viaturas foram vistas no local, além de policiais em motocicletas. A mobilização da polícia deixou os indígenas revoltados.
“Nós vamos entrar, fechar e tirar todo mundo porque eles estão distribuindo produtos vencidos. Eles pensam que a gente é porco, mas nós conhecemos os nossos direitos. O governador precisa ver isso. Nós indígenas, somos originários da terra. Não somos qualquer um, não”, disse um dos manifestantes.
O indígena também alegou que o representante da Funai no estado não sabe falar com os indígenas e errou ao acionar a polícia. “Ninguém é bandido aqui, não. Essa fundação é federal e é o governo federal que tem que falar com a gente. Tem que respeitar”.
“A gente veio aqui e vai entrar para discutir nossos direitos. Esse presidente foi nomeado para defender os indígenas. Não precisava disso tudo aqui. Isso daqui já é pra tapar o erro deles e não querem que o índio vá para a mídia para não mostrar a realidade. Essa é a verdade”, indagou o indígena.
Até o momento a direção da Funai em Manaus ainda não se pronunciou sobre os protestos.