Search
booked.net
Search
Close this search box.

Indígenas fazem protesto na sede da Funai em Manaus

Foto: Clovis Miranda/A Crítica

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Na manhã desta quarta-feira (23), um grupo de indígenas ocupou a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), na zona Centro-Sul de Manaus. O grupo alegou que a intenção é protestar contra a distribuição de cestas básicas vencidas e o atual representante da instituição no Amazonas.

Foto: Reprodução

Policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) foram acionados e interditaram um trecho da rua Maceió onde está localizado o prédio da Funai na capital. Ao menos dez viaturas foram vistas no local, além de policiais em motocicletas. A mobilização da polícia deixou os indígenas revoltados.

“Nós vamos entrar, fechar e tirar todo mundo porque eles estão distribuindo produtos vencidos. Eles pensam que a gente é porco, mas nós conhecemos os nossos direitos. O governador precisa ver isso. Nós indígenas, somos originários da terra. Não somos qualquer um, não”, disse um dos manifestantes. 

Foto: Clovis Miranda/A Crítica

O indígena também alegou que o representante da Funai no estado não sabe falar com os indígenas e errou ao acionar a polícia. “Ninguém é bandido aqui, não. Essa fundação é federal e é o governo federal que tem que falar com a gente. Tem que respeitar”.

“A gente veio aqui e vai entrar para discutir nossos direitos. Esse presidente foi nomeado para defender os indígenas. Não precisava disso tudo aqui. Isso daqui já é pra tapar o erro deles e não querem que o índio vá para a mídia para não mostrar a realidade. Essa é a verdade”, indagou o indígena. 

Até o momento a direção da Funai em Manaus ainda não se pronunciou sobre os protestos.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.