Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lula sinaliza possibilidade da Funai ser presidida por um indígena

Foto: Divulgação/Apib

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a possibilidade de um indígena presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai) em seu próximo mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2023. Lula afirmou que quer a participação dos indígenas na governança do Brasil.

Na quinta-feira (17), ele participou do Fórum Internacional dos Povos sobre Mudança Climática, na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27), que acontece no Egito.

“O que eu quero é que os indígenas participem da governança do país. Por isso, que eu estou criando o Ministério dos Povos Originários. Por isso que nós vamos ter uma saúde pública especial, quem sabe e se Deus quiser, dirigida pelos próprios indígenas. Quem sabe a Fundação Nacional do Índio, que existe no Brasil há muito tempo, não precisa ser dirigida por um branco, mas ser dirigida por uma mulher ou por um outro indígena”, disse. 

O petista reiterou que pretende criar um ministério voltado para os povos originários e destacou que há uma obrigação ética, moral e política de reparar os danos causados aos indígenas, sobretudo no Brasil.

“Precisamos mudar um pouco a nossa compreensão sobre o mundo, porque as pessoas que governam olham o mundo de uma lógica totalmente diferente da que vocês (indígenas) olham. No fundo, o povo pobre, os indígenas, não são tratados como se fossem humanos. São tratados como se fossem números”, declarou. 

Lula também deixou claro não ser aceitável a visão de que indígenas são “um estorvo ao desenvolvimento da sociedade”, ou alguém que esteja “atrapalhando o desenvolvimento econômico de um país. “Estou voltando à presidência com apoio extraordinário de indígenas e de povos carentes para tentar fazer uma governança que seja exemplo”, apontou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.