Search
booked.net
Search
Close this search box.

Número de indígenas com o novo coronavírus sobe para três, no Amazonas

Número foi divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde
Porto de Santo Antônio de Içá
Foto: Reprodução/Internet.

Na tarde desta terça-feira (07), a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou que três indígenas foram confirmados com o novo coronavírus. Até o último final de semana, apenas uma indígena estava comprovadamente contaminada, sendo também o primeiro caso no país.

Moradores do município de Santo Antônio do Içá, todos os três casos são da etnia Kokama. Uma jovem de 20 anos foi o primeiro caso confirmado. Ela é agente de saúde e contraiu a doença, após ter contato com um médico. A família da jovem encontra-se em isolamento, com um parente também contaminado. O terceiro caso na região é um homem de 37 anos.

Para contenção da pandemia, a atuação nas aldeias indígenas se dá por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), coordenados pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Ambulância terrestres, “ambulanchas” e UTIs aéreas estão preparadas caso seja necessária a internação de um dos indígenas, segundo a FVS. Cerca de 10 mil testes rápidos irão ser entregues para Santo Antônio do Içá na próxima semana, de acordo com previsão do órgão.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.