Manaus, segunda-feira 9 de março de 2026
Pesquisar

booked.net

Indígena é amarrado em barco e abandonado à deriva no interior do Amazonas

Lalo de Almeida/Folhapress

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação para apurar um ataque feito por pescadores ilegais contra um indígena do povo Matis, ocorrido no dia 3 de março, na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Segundo o órgão, a região é historicamente marcada por conflitos envolvendo invasões e exploração ilegal de recursos naturais, principalmente a pesca predatória.

De acordo com as investigações, o indígena pescava em um lago do rio Ituí, próximo à aldeia Beija Flor, quando foi surpreendido por pescadores não indígenas. Ele foi ameaçado, amarrado e abandonado à deriva no rio. Os invasores também roubaram seus pertences. A vítima só foi localizada no dia seguinte, durante buscas lideradas por um cacique.

O procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal determinou a abertura de inquérito policial para reunir informações sobre o caso. Entre os pedidos estão dados sobre registros recentes de invasões, pesca ilegal e medidas de proteção territorial já adotadas ou planejadas. O MPF também acionou os seguintes órgãos:

  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama);
  • União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava);
  • Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

Os órgãos têm prazo de dois dias para responder às solicitações do MPF. A investigação busca esclarecer as circunstâncias do ataque e identificar os responsáveis pela violência contra o indígena.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.