*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O setor de bares e restaurantes no Amazonas registrou uma queda de 0,4% nas vendas em julho, contrariando a tendência de crescimento nacional de 0,4%. Os dados, divulgados pelo Índice Abrasel-Stone, mostram que o desempenho do estado também foi negativo em comparação com o mesmo período do ano anterior, com uma retração de 0,9%.
Enquanto estados como Rio Grande do Norte, Maranhão e São Paulo apresentaram crescimento, o Amazonas se juntou a outros 16 estados com desempenho negativo. Entre eles, Pará (-6,8%) e Tocantins (-5,9%) registraram as maiores quedas, evidenciando as dificuldades enfrentadas pelo setor em diversas regiões do país.
Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, as férias escolares trouxeram um bom movimento, especialmente para as cidades turísticas, o que ajudou a impulsionar o resultado positivo da média nacional. Contudo, o economista e pesquisador da Stone, Guilherme Freitas, ressaltou que a recuperação do setor deve ser gradual e exige atenção.
“O ritmo mais moderado na geração de empregos, aliado ao alto comprometimento da renda das famílias com dívidas e à inflação ainda elevada no segmento de alimentação fora do domicílio, mantém a pressão sobre o consumo”, explicou Freitas. A situação em Manaus e em outros estados com desempenho negativo reforça a necessidade de estratégias mais assertivas, para enfrentar o cenário macroeconômico desafiador.
