Search
booked.net
Search
Close this search box.

Inchaço abdominal: o que você precisa saber

ntolerância à lactose, azia e prisão de vente estão entre as causas da distensão abdominal. Foto: iStock, Getty Images

Sentir a barriga inchada e dura e ter a impressão de que o abdômen está constantemente estufado é um incômodo bastante comum. Além do desconforto, esse problema traz, ainda, uma preocupação estética. Afinal, ninguém se sente bem com a barriga marcando a roupa.

Nem sempre, o inchaço na barriga é sinônimo de sobrepeso ou obesidade. Muitas vezes, ele é somente o reflexo de uma série de maus hábitos e pode ser corrigido com algumas mudanças simples na rotina.

Antes de tratar das causas e saber o que fazer para diminuir a sensação de desconforto causada pela distensão abdominal, é importante ressaltar a importância de buscar ajuda médica e nutricional sempre que houver dor ou outro sintoma persistente, e também para as devidas mudanças de hábitos alimentares.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição. Porém, a distensão abdominal pode ser sintoma de alguma doença ou intolerância alimentar, como:

✅Síndrome do intestino irritável
✅ Intolerância à lactose;
✅ Intolerância à frutose;
✅Super crescimento bacteriano no intestino delgado (Sibo)
✅ Reações a determinados medicamentos;
✅ Ascite (acúmulo anormal de líquidos);
✅ Cistos ou tumores abdominais;
✅ Doença celíaca;
✅ Insuficiência pancreática;
✅ Constipação intestinal.

Por Anny Melo

Nutricionista – CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM. Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínicos e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM. Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação Médica Brasileira de Prática Ortomolecular. Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no tratogastronitestinais com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.