*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) recomendou que seus membros, diáconos, presbíteros e pastores não participem nem apoiem o movimento Legendários e outras organizações com características semelhantes. A orientação foi aprovada nessa terça-feira, 28, durante o Supremo Concílio da denominação, realizado em Manaus, como parte de uma resolução sobre doutrina e prática da igreja.
A orientação atende a uma consulta interna iniciada por integrantes da igreja no Tocantins. A IPB condenou algumas práticas do grupo como o isolamento em montanhas e os testes de resistência física e mental. Segundo a comissão teológica da igreja, as práticas reduzem o papel da Bíblia e da rotina comunitária.
O uso de uniformes, discursos motivacionais e ações de marketing foram vistas pela IPB como uma mercantilização da fé e que transformam a vivência religiosoa em uma “experiência de consumo”.
O grupo “Legendários” foi criado na Guatemala em 2015 e chegou ao Brasil em 2017. O movimento é voltado para a participação de homens com a proposta de “restaurar o potencial masculino”.
Por meio de uma nota, o movimento esclareceu que o IPB não proibiu qualquer participação dos membros ao grupo. Mas que a decisão é uma recomendação para que cada igreja avalie seus membros quanto o envolvimento no Legendários.
Confira a nota do movimento Legendários no íntegra
“O movimento humanitário Legendários esclarece que a decisão do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) não estabelece qualquer proibição à participação de membros da denominação no movimento.
A deliberação aprovada consiste em uma recomendação para que cada igreja local avalie, de forma autônoma, a orientação a seus membros quanto à participação no Legendários.
O documento oficial com a redação final da decisão será publicado ao longo desta semana. O movimento humanitário recebe essa publicação com serenidade e respeito, confiante de que ela contribuirá para esclarecer o tema.
O Legendários segue comprometido com seu propósito de fortalecer famílias, desenvolver lideranças e promover ações que gerem impacto positivo nas comunidades.
Presente em 24 países, o movimento humanitário reúne mais de 220 mil Legendários, unidos pelos princípios da centralidade de Cristo.”
