Search
booked.net

Humaitá (AM) declara estado de emergência devido à cheia do rio Madeira

Foto: Reprodução/Redes Sociais

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A prefeitura de Humaitá, a 590 quilômetros de Manaus, decretou situação de emergência devido à enchente do rio Madeira, que na quarta-feira (19) atingiu a marca de 23,19 metros no município. O nível é apenas 2,44 metros a menos que a cota máxima registrada na história de Humaitá em 2014.

O decreto foi assinado na segunda-feira (17). A prefeitura considerou vários pontos de agravamento por conta da enchente como perdas de grande monta na agricultura; agravos de saúde; impossibilidade acesso às escolas e falta de capacidade financeira do município para enfrentar sozinho os prejuízos.

Conforme o Decreto Municipal nº 085/2025, publicado no Diário Oficial dos Municípios, o prazo da emergência é de 180 dias e, nesse período, o município irá em busca de ajuda estadual e federal, para assistir aos afetados, principalmente ações emergenciais como doação de alimentos, colchões, água potável e instalação de abrigos temporários.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.