*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Em uma ação de rotina que acabou revelando um esquema de transporte ilegal de ouro, a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) apreendeu mais de 640 gramas do mineral durante fiscalização na Base Fluvial Arpão 2, nessa quarta-feira (12). O material estava escondido dentro de peças de máquina transportadas em um ferry boat interceptado próximo ao município de Coari, no Médio Solimões.
A embarcação, que seguia de Japurá para Manaus, foi abordada por volta das 12h30. Durante a vistoria, os policiais da PM-AM, que atuavam em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), desconfiaram de um componente mecânico transportado pelo passageiro. Ao abrir o objeto, encontraram oito porções de ouro cuidadosamente ocultadas.
O responsável pela carga, um homem de 47 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil, sob suspeita de transportar matéria-prima pertencente à União. O prejuízo estimado ao crime passa de R$ 337 mil.
A SSP-AM destacou que as forças de segurança mantêm operações integradas na região, para intensificar o combate a crimes ambientais e outras atividades ilícitas no Médio Solimões.
