*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Justiça do Amazonas condenou Ricardo Farias da Silva a 15 anos e um mês de reclusão pelo homicídio de Klinger Júnio Souza de Lima, ocorrido, em março de 2024, na comunidade Parque das Nações, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. Segundo a denúncia do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Klinger havia passado horas consumindo bebidas alcoólicas em um bar próximo a sua residência na manhã do dia 24 de março.
Em determinado momento, ele recebeu a companhia de um amigo, pai de Ricardo, que, percebendo o estado de embriaguez de Klinger e a forte chuva, o convidou a descansar em sua casa. A vítima recusou o convite e permaneceu no local.
Mais tarde, sem poder entrar em casa, Klinger decidiu aceitar o convite anterior e foi até a residência do amigo, onde encontrou Ricardo Farias da Silva, com quem já tinha desentendimentos antigos.
Conforme a denúncia, Ricardo aproveitou que a vítima estava desarmada e vulnerável e desferiu um golpe de faca no peito de Klinger, atingindo o coração. A vítima tentou correr para pedir socorro, mas caiu e morreu em via pública. Após o crime, Ricardo fugiu do local.
Julgamento e sentença
Durante a sessão, o Ministério Público pediu a condenação do réu por homicídio qualificado, cometido por motivo fútil.
A defesa alegou legítima defesa e pediu a absolvição de Ricardo. De forma subsidiária, solicitou o afastamento da qualificadora.
O Conselho de Sentença rejeitou as teses da defesa e reconheceu a autoria e a materialidade do crime, mantendo a qualificadora apontada pelo MP.
Ricardo Farias da Silva foi condenado a cumprir pena em regime inicial fechado. Ele já estava preso por outro processo e não poderá recorrer em liberdade.
*Com informações da assessoria
