*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Um homem em situação de rua foi vítima de agressão, nessa quinta-feira (24), por parte de um agente da Guarda Civil Municipal de Manaus em um edifício localizado entre a avenida 7 de Setembro e a rua Gabriel Salgado, no centro da capital, zona Sul. O ato de violência foi divulgado pelo portal Radar Amazônico. As imagens mostram o momento em que o homem é atacado com um cassetete por um guarda municipal, enquanto outros agentes observam a cena sem intervir.
Na gravação, o agente profere ameaças e agressões verbais, dizendo: “Tu só vai apanhar. Desmaia, descansa aí que [depois] vai tomar outro pai”. Desesperado, o homem, que vestia apenas um short, tenta se defender dizendo “não fui eu”, enquanto o servidor municipal prossegue com a agressão.
Em nota, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), expressou seu repúdio ao lamentável incidente em que um servidor da Guarda Municipal sob Regime de Direito Administrativo (RDA) agiu com violência injustificada contra um cidadão, com a omissão dos demais agentes presentes.
A prefeitura enfatizou que as imagens divulgadas nas redes sociais não representam os princípios, valores e a missão da Guarda Municipal, cujo compromisso é proteger, acolher e servir a população de Manaus. Diante da gravidade da situação, a Semseg determinou o imediato afastamento dos servidores envolvidos, o recolhimento de suas armas e a abertura de um processo investigativo pela Corregedoria da Guarda Municipal, com o objetivo de apurar rigorosamente os fatos e aplicar as sanções administrativas cabíveis. Os envolvidos também foram encaminhados à Delegacia-Geral da Polícia Civil do Amazonas para as providências legais.