Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governo Lula cria grupo de trabalho para discutir asfaltamento da BR-319

Vista aérea da BR-319 no Km 272 próximo comunidade Igapó-Açu, no Amazonas. Foto: Michael Dantas
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Governo Federal criou o grupo de trabalho que irá discutir a situação da rodovia BR-319, que liga Manaus até a capital de Rondônia, Porto Velho. Inicialmente, o grupo terá apenas integrantes do Ministério dos Transportes, chefiado pelo senador Renan Filho (MDB), e de entidades vinculadas, podendo consultar outros atores governamentais e entidades públicas e privadas. A portaria que institui o grupo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).

Segundo o documento, o objetivo do grupo é realizar um levantamento sobre a situação atual da estrada, com foco na identificação de desafios para a otimização rodoviária e analisar estudos técnicos e científicos, projetos e relatórios produzidos por outros grupos que já tenham tratado do tema.

O grupo destacou o relatório produzido pelo Ministério do Meio Ambiente em 2008, durante as gestões de Marina Silva (Rede) e Carlos Minc (PSB), que debateu as diretrizes ambientais e acompanhou o primeiro licenciamento da BR-319.

Por fim, o GT irá propor medidas, inclusive normativas, para a melhoria da infraestrutura da BR-319, tendo em vista a sustentabilidade, a segurança viária e a mitigação de impactos ambientais e de mudanças climáticas.

“Vamos nos debruçar sobre esse trabalho, avaliar as melhores práticas, avaliar tudo aquilo que, de uma maneira ou de outra, pode colaborar com a definição de uma estratégia”, afirmou o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.

Extensão

A BR-319 tem cerca de 918 quilômetros de extensão e faz a ligação entre as capitais Manaus e Porto Velho (RO) e as outras regiões do Brasil. Porém, boa parte dela, em especial do trecho do meio, não é pavimentada.

“É uma política nova, orientada pelo ministro Renan, de ampliar o debate, multiplicar os olhares chamar especialistas, conversar com pessoas que produzem e trabalham no campo acadêmico, no campo da infraestrutura e da política pública, para encontrar os melhores caminhos. Sustentabilidade é o norte, é a orientação”, completou Benevides.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.