Search
booked.net
Search
Close this search box.

Governo emite alerta após aumento de casos de influenza A no Amazonas

Divulgação

Após o aumento de casos de influenza A (H3N2) no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) emitiu um alerta pedindo reforço na vacinação contra o vírus e dos cuidados preventivos para redução de transmissão. O último caso de influenza identificado no Amazonas tinha sido registrado em 2019.

De acordo com o órgão, os registros de H3N2 no estado saltaram de 62, em novembro, para 295 casos até o dia 9 de dezembro.

Além da capital, os casos foram registrados em municípios do interior, como Iranduba, Manacapuru, Parintins e Tefé.

Por meio de nota, a FVS pediu o reforço de cuidados como lavagem frequente das mãos, isolamento de pessoas sintomáticas e evitar aglomerações. Além disso, o órgão recomendou a intensificação da vacinação no interior, nos municípios que ainda têm estoque da vacina contra influenza.

Em 2021, a campanha de vacinação contra influenza no Amazonas atingiu uma cobertura de 73,3%.

Síndromes respiratórias no Amazonas

Segundo o Governo Estadual, o Amazonas vive um período sazonal de síndromes respiratórias graves por conta do período chuvoso na região.

No mês de novembro, foram registrados 501 casos de Síndrome Respiratória Grave,sendo 63% dos casos registrados em Manaus, 34% no interior e 3% de pessoas que moram no Amazonas, mas estão em outros estados brasileiros.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.